A mineração sul-mato-grossense tem buscado soluções para a cadeia de produção de um aço mais sustentável, viabilizando a redução significativa da emissão de gases de efeito estufa.
A mineração verde e sustentável é uma abordagem do setor que busca reduzir os impactos ambientais e sociais associados à extração de recursos naturais. Ela se concentra em práticas mais responsáveis e ecologicamente corretas, visando a conservação dos recursos naturais e o bem-estar das comunidades impactadas. Entre alguns aspectos importantes relacionados à mineração verde e sustentável: tecnologias mais limpas, eficiência energéticas, reabilitação de áreas mineradas e envolvimento com a comunidade.
Entre as iniciativas estão a tecnologia de filtragem e empilhamento a seco, que surge como a solução do futuro. A mineração a seco utiliza menores quantidades de água e, portanto, não gera rejeitos e dispensa a construção de barragens. Adicionalmente, devido às características únicas e intrínsecas de suas reservas, praticamente não existem perdas (geração de material estéril) durante as etapas de lavra e produção.
Praticamente todo o material movimentado e retirado das reservas minerais vai se tornar produto final, resultando em considerável redução de impacto ao meio ambiente.
A instalação de sistemas avançados de filtragem também substituem o uso de barragem para a produção processada a úmido. A meta é que as mineradoras adotem tecnologas que mitiguem cada vez mais os problemas ambientais. Estudos neste sentido estão em andamento. Dessa forma, as operações têm impacto ambiental reduzido e oferecem maior segurança a todas as partes envolvidas e ao meio ambiente.
A mineração ainda possui outros projetos de educação ambiental junto as comunidades focando no uso responsável e eficiente dos recursos naturais atendendo a legislação e demais requisitos aplicáveis, além de buscar melhorias contínuas em saúde e segurança, condições de trabalho, gestão ambiental, relações trabalhistas e respeito aos direitos humanos.
O Governo do Estado destaca a importância de atitudes adotadas pela sustentabilidade no setor de mineração. A sustentabilidade na produção de minérios é essencial para diminuir as emissões de CO2. Com isso o Mato Grosso do Sul está devidamente alinhado com as iniciativas mundiais e buscando o compromisso de neutralização de gases de efeito estufa e o Estado Carbono Neutro até 2030.
Como MS é um estado minerador, e ao longo dos anos, o Governo tem estimulado a prospecção e extração de novas áreas de minério ferro e manganês, tanto que o governo do Estado criou um programa de estímulo à exportação pela hidrovia Paraguai-Paraná para incentivar a construção de novos portos abrangendo a região de Ladário, Corumbá e Porto Esperança, para intensificar o escoamento da produção.